MG testa sistema alternativo de cultivo de morango

Método pode aumentar produtividade em 30% e reduzir uso de agroquímicos em 50%Alguns produtores de morango de Minas Gerais estão experimentando uma forma alternativa de cultivo, que consiste em plantar dentro de estufas e em bancadas, sem colocar a planta em contato com o solo.

Fonte: Divulgação/GovRS

Na técnica conhecida como semi-hidropônica ou “morangos suspensos”, o morango é envolvido por um plástico com furos apropriados para este tipo de plantio chamado mulching. Um substrato composto é colocado dentro desse plástico. É também no mulching que são instalados os sistemas de irrigação por gotejamento e de fertirrigação (nutrientes dissolvidos na água). Depois, é feito o plantio das mudas de acordo com as aberturas no plástico.

• Veja também: O que levar em conta para cultivar hortaliças hidropônicas?

Segundo o coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, a técnica protege melhor a planta, porque permite um melhor controle da temperatura e umidade, evitando doenças e diminuindo o uso de agroquímicos.

– A redução pode ser de até 50%. Isso é bom para o produtor, que se expõe menos a esses produtos – afirma Sanábio.

Além disso, o tempo de colheita aumenta e possibilita a antecipação dessa etapa, o que permite disponibilizar o produto com antecedência no mercado. A produtividade por área pode ser até 30% maior em relação ao modelo tradicional.

O único porém da técnica de “morangos suspensos” é o alto investimento que precisa ser feito antes.