The Best Jump 2009 reúne 200 conjuntos do Brasil e da América Latina

Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre ocorre no próximo domingo, dia 3A movimentação de cavaleiros e amazonas é intensa nas pistas da Sociedade Hípica Porto Alegrense desde a última quarta, dia 29. No total, mais de 300 atletas do Brasil e do exterior devem participar do The Best Jump 2009 até o próximo domingo, dia 3, quando ocorre o Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre, a principal prova do concurso que está entre os mais importantes do hipismo mundial. 

? A nata do esporte equestre brasileiro está aqui em Porto Alegre e como todos os anos nos brinda com a sua presença. O Best Jump é um dos principais eventos da América do Sul ? disse o diretor técnico do evento, Michael de Temple.

O cavaleiro César Almeida está entre os favoritos. Medalhista pan-americano pela seleção Brasileira de Hipismo, disputa o concurso pela décima vez e já acumula dois títulos de grandes prêmios.

? O Best Jump é o concurso que abre a nossa temporada e prepara nossos cavalos para o ano todo e neste ano temos bastantes disputas. Nós temos seletivas, além da Copa do Mundo, para o Mundial, Campeonato Brasileiro de Sênior Top que vai ser importante. Então, o ano vai ser competitivo e já abre com um grande concurso, que é o The Best Jump, para colocar os cavalos em forma ? afirmou Almeida.

Para fazer bonito na pista, cavalo e cavaleiro dependem muito dos tratadores. Personagens que, muitas vezes, são anônimos mas tem um papel tão fundamental que pode influenciar diretamente no resultado de cada disputa.

Como é o caso do tratador Luzimar Abadia. Há dez anos, ele cuida de animais que disputam importante competições. A atenção aos detalhes é total: pelo escovado e ferragem ajustada são  apenas algumas das preocupações do experiente tratador.

? Todo o trabalho de base é feito na cocheira porque o que acontece na pista é resultado do que é feito aqui: de alimentação, de cuidado, de prepraro. Tem que ser tudo feito aqui para ter um bom resultado na pista ? disse o tratador.

Para assistir às competições, o público não paga nada. Os organizadores esperam que mais de 10 mil pessoas acompanhem as provas durante os cinco dias do evento.