Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Timac Agro Brasil pode ampliar atuação em portos neste ano

Apesar do plano de expansão, multinacional de fertilizantes prevê queda no faturamento e cortou pessoalA Timac Agro Brasil, multinacional do setor de fertilizantes, pode ampliar a atuação nos portos brasileiros ainda este ano. A informação é do diretor-presidente da empresa, Alain Fossoux. A companhia, que pertence ao grupo francês Roullier, possui unidades em Rio Grande (RS), Candeias (BA) e Santa Luzia do Norte (AL). Hoje a companhia possui apenas 5% de participação no mercado brasileiro de adubos, mas com as operações no porto de Rio Grande já lidera o mercado gaúcho.

? Não pretendemos construir novas fábricas, mas estamos analisando a aquisição de unidades já existentes ? admitiu Fossoux.

Entre as possibilidades de investimento em áreas portuárias estão as cidades de Paranaguá (PR) e Cubatão (SP). De acordo com Fossoux, a definição deve sair somente no segundo semestre de 2009.

Apesar dos planos de expansão, a Timac Agro prevê queda no faturamento este ano em função da redução nos preços dos fertilizantes. O diretor-presidente da empresa calcula que os preços de alguns produtos estão 30% mais baixos. Mesmo assim, Allain Fossoux estima aumento no volume comercializado no segundo semestre, com um cenário de recuperação nas cotações agrícolas.

Outro efeito da crise na multinacional foi o corte de pessoal. Nas operações em Alagoas foram dispensados 80 funcionários.

? O setor sucroalcooleiro do Nordeste enfrenta uma grave crise e a liquidez foi muito reduzida, por isso paralisamos as atividades na fábrica ? ressaltou.

Ao todo, nas três regiões em que atua, a empresa realizou cerca de 110 demissões.

Segundo o executivo, a prioridade este ano é aumentar de 230 para 300 o número de técnicos e engenheiros agrônomos que atuam diretamente com os produtores rurais.

Sair da versão mobile