Tocantins ganha dois terminais intermodais para transporte de soja, milho e farelo

Unidades da empresa VLI terão capacidade para movimentar anualmente cerca de 6 milhões de toneladas de produtos de Mato Grosso, Goiás, Pará e Matopiba 

Fonte: Danoil Bianchi/Arquivo Pessoal

A VLI, empresa especializada em operações logísticas e que tem como acionistas a Vale, Mitsui, FI-FGTS, e Brookfield, inaugurou nesta terça-feira, dia 29, dois terminais intermodais nas cidades de Porto Nacional e Palmeirante, ambas no Tocantins, segundo nota divulgada pela empresa. 

Os terminais absorveram investimento de R$ 264 milhões e terão capacidade para movimentar anualmente cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo. Eles receberão cargas provenientes do Matopiba (região formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Goiás e Pará.

Ainda de acordo com a nota, nos dois terminais será feita a descarga dos caminhões, o armazenamento e o transbordo dos grãos para os trens. Os vagões carregados seguirão pela Ferrovia Norte Sul (FNS), também controlada pela VLI, para o Porto do Itaqui, em São Luís (MA), com destino à exportação.