Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tocantins terá unidade de pesquisa da Embrapa

Com sede em Palmas, instalação será especializada em aquicultura e sistemas agrícolasO Conselho de Administração (Consad) da Embrapa aprovou a criação da unidade Aquicultura e Sistemas Agrícolas, em Tocantins. A nova instalação, a ser construída em Palmas/TO, com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), será voltada à geração de soluções tecnológicas para a agropecuária e aquicultura. Estão previstos R$ 12 milhões para a construção, sendo a primeira metade investida em 2009.

Para o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, a implantação do centro de pesquisa vai promover o desenvolvimento da piscicultura no país.

? A contribuição maior da Embrapa provavelmente será em aquicultura de água doce e a escolha de Tocantins, para sediar a nova unidade, privilegia a atividade no interior ? explica ele.

A temperatura da região também é citada pelo presidente da Embrapa, como um fator positivo da localização da unidade.

O Brasil possui diversas espécies de peixes nativos com mercado potencial, como o pirarucu, e a pesquisa deve contribuir ainda para conhecer melhor tais espécies. Segundo os dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, o mercado global de pescado movimenta, por ano, em torno de US$ 93 bilhões. Em 2007, o Brasil teve uma participação de apenas 0,03% nesse mercado.

Sair da versão mobile