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Tomate, leite e batata seguram preços no varejo em dezembro

Já as altas mais expressivas no IGP-M de dezembro foram registradas em mamão da Amazônia ? papaia, cenoura e beterrabaAo analisar a movimentação de preços no âmbito dos produtos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que as altas de preço mais expressivas no varejo, no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de dezembro, foram registradas em mamão da Amazônia - papaia (28,26%); cenoura (46,62%); e beterraba (26,87%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em tomate (-22,05%); leite tipo longa vida (-4,82%); e batata-inglesa (-6,96%).

No varejo, a inflação anual junto ao consumidor mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor do Mercado (IPC-M), encerrou 2009 com alta de 3,97%, após avançar 6,07% no ano passado, segundo informou nesta terça, dia 29, a FGV. A Fundação também anunciou o IGP-M de dezembro – sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a aceleração na taxa do IPC-M, de novembro para dezembro (de 0,14% para 0,20%) foi influenciada principalmente pelo término na queda de preços dos alimentos, no período (de -0,11% para 0,05%). Nesta classe de despesa, houve fim de queda de preços e deflação mais fraca, respectivamente, em frutas (de -1,53% para 3,92%) e em laticínios (de -3,47% para -2,23%).

Das sete classes usadas para cálculo do IPC-M, cinco apresentaram acréscimo em suas taxas de variação de preços. Além de Alimentação, é o caso de Vestuário (de 0,63% para 0,95%); Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,12% para 0,13%); Educação, Leitura e Recreação (de 0,27% para 0,32%); e Despesas Diversas (de -0,23% para 0,20%). Os outros dois grupos restantes registraram desaceleração de preços. É o caso de Habitação (de 0,24% para 0,21%) e de Transportes (de 0,38% para 0,22%).

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