Torres de usina eólica começam a ser montadas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

Primeiras estruturas da Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento, devem operar ainda em abrilAs torres que sustentarão 45 hélices da Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, estão começando a aparecer. Já foram concretadas 20 bases e a primeira torre está sendo montada às margens da BR-293. Com previsão de funcionamento pleno para setembro deste ano, o parque deve gerar energia suficiente para abastecer uma cidade três vezes maior do que Livramento (90MW/h).

Na semana que vem, as hélices começarão a ser colocadas.  Até o dia 27 de abril, cinco torres já estarão funcionando e gerando energia. Para que o parque funcione, explica o coordenador de implantação Flanklin Fabrício Lago, além das torres, são necessárias uma subestação e uma linha de transmissão. A linha terá 25 km e liga o parque à subestação Livramento 2.

Ao todo, a Eletrosul e a alemã Wobben investiram R$ 400 milhões. Lago explica que em 2009 a Eletrosul participou de um leilão e vendeu energia para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com compromisso de energização do parque, fornecendo 90 MW a partir de julho de 2012.

? Para colocação, precisamos contratar um guindaste que suporta 600 toneladas. Esse equipamento chegou na cidade dividido em 15 carretas ? conta Lago.