Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nelson Borges, o programa é direcionado para as comunidades mais distantes dos centros urbanos.
– O trabalho de documentação da trabalhadora rural faz com que ele tenha acesso aos programas e às políticas públicas do MDA e do Governo Federal – diz
Segundo o delegado, o programa possibilita que muitas mulheres que nunca tiveram acesso às políticas sociais e à inclusão produtiva possam, a partir daí, fazer a sua solicitação. Para Layla Torres, coordenadora do PNDTR, o programa é fundamental para levar cidadania às mulheres no meio rural.
– Os mutirões servem como uma porta de entrada para o acesso às políticas públicas. As mulheres, depois de documentadas, conseguem acessar os benefícios e dar entrada em programas do governo. Algo que sem esses documentos elas não conseguiriam – explica.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste tem uma boa execução do PNDTR. Somente neste ano foram feitos 833 mutirões, em 641 municípios. Mais de 240 mil documentos foram emitidos e 150 mil mulheres foram beneficiadas.
– A ação é de extrema importância, pois também garante a autonomia econômica para as mulheres do meio rural – declara Layla.
Mutirões de documentação:
Pontes e Lacerda
Data: 20/11
Nova Lacerda
Data: 21/11
Comodoro
Data: 23/11