Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trabalhadores rurais iniciam Acampamento Nacional em Brasília

Ação faz parte da Jornada Nacional por Reforma Agrária, que terá mobilizações em todo o país a partir desta terça, dia 23Cerca de quatro mil trabalhadores rurais de vários Estados farão, a partir desta terça, dia 23, em Brasília, o Acampamento Nacional, próximo ao Ginásio Nilson Nelson. Organizado pelos movimentos sociais da Via Campesina, o acampamento faz parte da Jornada Nacional por Reforma Agrária, que terá mobilizações em todo o país a partir desta terça, dia 23.

? Nós estaremos mobilizados com o objetivo de pressionar e também de negociar. Nós já solicitamos uma audiência à presidente da República e estamos aguardando esse retorno para poder discutir ? esclareceu o coordenador do MST, José Valdir Misnerovicz.

Um dos temas que serão discutidos durante a jornada é a educação no campo. Segundo a Via Campesina, o censo escolar do Ministério da Educação mostra que mais de 24 mil escolas foram fechadas na área rural entre 2002 e 2010.

? Isso nos remete a olhar com profundidade o que está em jogo, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez mais a clara opção pela agricultura de negócio ? o agronegócio ? que tem em sua lógica de funcionamento pensar em um campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola ? disse o representante do setor de Educação do MST, Erivan Hilário.

Além da educação no campo, a Jornada Nacional por Reforma Agrária inclui reivindicações como o assentamento de 60 mil famílias acampadas ? 100 mil famílias por ano ?, algumas há mais de cinco anos, a recomposição do orçamento para a obtenção de terras, a renegociação das dívidas de pequenos agricultores e as mudanças no atual Código Florestal.

? Nós não queremos a mudança no Código Florestal. Nós defendemos o atual Código. Flexibilizar APPs e Reserva Legal é um atentado a natureza e ao nosso planeta ?defendeu a coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas, Rosângela Piovizani.

Sair da versão mobile