Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trabalho escravo pode ameaçar exportações do Brasil, diz Vannuchi

Ministro ressaltou que a questão vai além dos direitos humanos e reflete na economiaDurante o curso Trabalho Escravo ? Aspectos Trabalhista e Penal, realizado nesta quarta, dia 25, em Brasília, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, ressaltou que o trabalho escravo no país é uma questão que vai além dos direitos humanos e reflete na economia, ameaçando até as exportações. O ministro afirmou também que a não solução do problema é uma de suas "frustrações pessoais" na Secretaria.

? O Brasil corre o risco de ter problemas na Organização Mundial do Comércio (OMC) porque países concorrentes podem levar fotos e provas do uso de trabalho escravo na produção de soja, por exemplo ? alerta Vanucchi.

Ele também destacou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438 para a erradicação do trabalho escravo no país. A PEC prevê a expropriação e destinação para a reforma agrária de todas as terras onde sejam flagrados trabalhadores em condições análogas ao trabalho escravo.

Os juristas presentes defenderam ainda a aprovação de outras proposições do Congresso, como o Projeto de Lei 207/2006 que proíbe a concessão de crédito e de participação em licitações do governo de empresas que expõe trabalhadores a situações degradantes.

Para o juiz Luciano Athayde Chaves, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, é preciso ir além das mudanças na lei e atentar para novas formas de exploração, que ocorrem também em centros urbanos. Ele acredita que o Estado deve oferecer apoio em várias frentes para resolver o problema.

? Libertar o trabalhador sem oferecer reparação através de ações pedagógicas e da concessão de recursos por danos morais em ações coletivas é condenar o libertado a voltar à antiga condição ? avalia Chaves.

Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Rosângela Rassy, a produção de etanol vem mudando os locais onde trabalhadores são submetidos a condições de trabalho escravo.

? Em 2009, a Região Sudeste foi a campeã em autuações e resgate e também houve aumento no Sul ? afirmou.

O curso para aprimoramento de magistrados continua até esta sexta, dia 27, com palestras e oficinas.

Sair da versão mobile