Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Transgênicos ficarão mais próximos de áreas de preservação

Canal Rural teve acesso ao decreto de mudança que deve ser publicado nesta semanaA distância permitida entre o plantio de transgênicos e as unidades de conservação vai ser reduzida. Produtores de milho, soja e algodão geneticamente modificados poderão plantar em áreas mais próximas de parques nacionais, estaduais e municipais. O Canal Rural teve acesso à proposta de mudança que deve ser publicada nesta semana.

Atualmente, o limite de distanciamento entre a produção de transgênicos e as áreas protegidas de mata nativa é de 10 quilômetros. O governo federal questionou essa resolução, que acabou sendo mantida pela justiça.

A distância mínima passará a ser de 500 metros no caso da soja transgênica e de 800 metros para o algodão geneticamente modificado. Já a distância nas lavouras de milho alterado em laboratório será de 1,2 mil metros. A intenção é evitar que uma planta transgênica faça cruzamento com outra convencional.

? Os agricultores ficaram numa situação ilegal. Plantaram, mas de repente não podiam nem colher. Agora, aqueles que plantaram vão poder colher tranquilamente a partir do momento em que sair o decreto ? disse o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS).

O especialista em biotecnologia Reginaldo Minaré, no entanto, vê com preocupação o fato de o decreto ter sido elaborado sem que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança fosse ouvida.

? Parece que o governo, embora pague a conta do funcionamento da CTNBio, não confia muito no que a CTNBio faz. Então, isso realmente cria uma situação bastante instável, o que não é bom ? avalia Minaré.

O presidente da CTNBio, Edílson Paiva, disse que esses limites a serem publicados no decreto poderiam ser até menores. Segundo ele, apenas os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário ? que têm posição contrária aos transgênicos ? foram ouvidos. A previsão é de que o decreto seja publicado nesta semana.

Sair da versão mobile