Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Transposição do São Francisco favorece agricultura irrigada

Serão construídos 477 quilômetros nos eixos Norte e Leste para levar água a cinco estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte

Fonte: Marcelo Gomes

A transposição do rio São Francisco será essencial para a agricultura irrigada no Nordeste, avaliou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, em audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), na última quarta-feira, dia 30. 

Serão construídos 477 quilômetros nos eixos Norte e Leste para levar água a cinco Estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o eixo Leste deve ficar pronto ainda neste mês e começa a transportar água a partir de fevereiro. A previsão de término do Eixo Norte, onde está o Ceará, é para dezembro de 2017.

Para o presidente da Faec, a transposição resolverá o problema da baixa reserva hídrica que preocupa produtores e causa prejuízo ao setor em alguns destes estados. No Ceará, por exemplo, o baixo volume de água disponível nos reservatórios fez o Estado adotar o racionamento e priorizar o consumo humano. “A interrupção das obras em um dos eixos construídos para levar água para o Ceará é um sinal de alerta”, disse Saboya. “Podemos praticamente ficar sem água no primeiro semestre do ano que vem”. Uma nova licitação está marcada para este mês para tratar o assunto.

Participaram dos debates o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Mesquita de Faria, o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo, e o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho.

Também acompanhou a audiência pública o assessor técnico da Comissão Nacional da Região Nordeste da CNA, Joaci Medeiros. 

Sair da versão mobile