Tribunais de Justiça dos Estados do Norte prometem mais agilidade para julgar casos de violência no campo

Segundo ministros, visitas feitas ao Norte darão celeridade aos julgamentos dos processosAs visitas feitas na quinta, dia 9, e nesta sexta, dia 10, pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, ao Amazonas, Pará e a Rondônia resultará, segundo o Ministério da Justiça, em maior celeridade nos julgamentos dos processos envolvendo violência contra lideranças rurais na Região Norte.

De acordo com o ministério, a receptividade do poder judiciário nesses Estados foi boa. Os presidentes de tribunais manifestaram o compromisso de julgar com celeridade os casos de violência, principalmente os de homicídio, contra líderes rurais. Nas reuniões com os magistrados, foram discutidas também as alternativas de atuação da força-tarefa que o governo federal está montando para atuar nas áreas de conflito.

A viagem dos ministros aos Estados do Norte foi agendada após o assassinato de quatro líderes ambientalistas e de um trabalhador rural na região, para definir ações de combate à violência e à impunidade no campo, com a ajuda dos órgãos de segurança pública da União.

Cardozo reafirmou que, por meio da força de segurança, o governo federal dará suporte às polícias locais. Ele garantiu maior presença das polícias Federal e Rodoviária Federal nas áreas mais vulneráveis.

Além dos ministros, participam da delegação representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, dos ministério da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).