Agricultores familiares do Amazonas negociam R$ 223 mil com o governo

Ação envolveu produtores de 22 associações, colônias de pescadores e cooperativas de 17 municípiosAgricultores familiares do Amazonas negociaram em março R$ 223 mil em produtos com a Conab. Esta ação contribuiu para a redução do desperdício de alimentos ocasionados pelas enchentes no Estado, uma vez que a rápida elevação do nível dos rios vem alagando as plantações.

A ação envolveu produtores de 22 associações, colônias de pescadores e cooperativas de 17 municípios. Manacapuru, localizado na região metropolitana de Manaus, foi o que mais vendeu ao governo. A lista de alimentos negociados com a estatal contém 31 itens, como banana, macaxeira, mamão, abóbora, peixe, batata doce, cupuaçu e abacaxi.

? Estes alimentos foram doados a 70 instituições, atendendo 20 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar ? diz o superintendente regional Thomas Silva.

As negociações ocorreram por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mecanismo que permite a Conab comprar a produção de pequenos agricultores, extrativistas e pescadores artesanais sem a participação de intermediários. O instrumento utilizado neste caso foi Compra com Doação Simultânea, modalidade em que a cooperativa vende a sua produção à estatal e entrega o alimento diretamente a instituições de caráter social ou filantrópico.