Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores familiares reforçam merenda no interior de Alagoas

Inhame branco, alimento rico em vitaminas e de baixa caloria, está sendo usado na merenda escolar no Vale do ParnaíbaToda terça-feira, a merenda escolar de cinco mil alunos das escolas públicas e creches do município de Viçosa (AL) recebe um nutritivo reforço. Trata-se do inhame branco, alimento rico em vitaminas, de baixa caloria e produzido por mãos de produtores locais. Organizados em quatro associações, eles passaram a fornecer, desde fevereiro, produtos para a prefeitura local. Serão fornecidos 5,7 mil quilos de inhame. A prefeitura já pensa em dobrar o pedido para os próximos seis meses letivos.

A prestação do serviço pode ser realizada graças à Lei Federal 11.947/2009, que determina que 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar sejam adquiridos de produtos da agricultura familiar da região. O inhame, característico da região do Vale do Paraíba, está presente no prato da criançada desde o dia 18 de fevereiro. Ao todo são beneficiadas 20 escolas e sete creches. Inicialmente, os produtores irão fornecer o inhame até o fim de maio. Para o prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, “a previsão é que daqui a seis meses os recursos investidos na aquisição desses produtos aumentem e a prefeitura possa comprar 50% da merenda escolar dos agricultores familiares”, disse.

Para chegar até as compras públicas, o grupo de produtores foi capacitado em associativismo e cooperativismo por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O grupo também teve apoio do Arranjo Produtivo Local do Inhame no Vale do Parnaíba, do Sebrae em Alagoas, Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da prefeitura de Viçosa.

A primeira venda pública dos produtores foi para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

? Tivemos que fazer várias mudanças internas nas associações para inserir os produtores em outros canais de comercialização, como, por exemplo, nas compras públicas ? afirma o coordenador estadual do projeto no Sebrae/AL, Manoel Afonso.

Segundo ele, a saca de 60 quilos do inhame é comprada pela prefeitura de Viçosa por R$ 102, preço acima do praticado pela Conab, que adquire a saca por R$ 97.

Sair da versão mobile