O acordo encerra a discussão, que incluiu a ameaça da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), acionista majoritária da Agrishow, de levar a feira para São Carlos. Havia obstáculos para ceder – por um tempo maior que quatro anos – à Agrishow a área onde funciona o centro de pesquisas de cana do governo paulista. Com um novo plano diretor e a separação das áreas de pesquisa e de feira, em 2010 foi assinado um protocolo de entendimentos para a permanência por 30 anos da Agrishow no local, acordo que será formalizado este ano.
? Acertamos os últimos detalhes e o governador virá formalizar a cessão do acordo ? disse o gerente geral da Agrishow Ribeirão Preto, José Danghesi.
A certeza do acordo é tanta que grandes fabricantes de tratores e máquinas, como a John Deere, já realizam obras de alvenaria em seus espaços reservados para estandes e áreas de exposição, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, na cidade paulista.
? Quando se fala em tecnologia de maquinas e equipamentos tudo é possível testar nas dinâmicas de campo durante o evento. Este ano a feira começa um novo processo. Os visitantes vão acompanhar o inicio da implantação de sistemas de produção que buscam a sustentabilidade, o primeiro vai ser a integração lavoura pecuária e floresta ? explicou.
A edição de 2011 da Agrishow terá uma área de exposição 15% superior à de 2010, e saltará de 160 mil para cerca de 185 mil metros quadrados. Serão 765 expositores, de 50 países, ante 730 empresas no ano passado, com 38 novas empresas nacionais e 22 estrangeiras.
? É claro que perdemos algumas empresas, por isso o número total não cresceu proporcionalmente ao das novas empresas ? afirmou.
Os organizadores da feira evitam falar em previsão de vendas, mas avaliam que o total de R$ 1,15 bilhão em negócios intermediados pelos bancos em 2010 deva ser superado neste ano. A previsão é que o número de visitantes suba de 142 mil para 145 mil.
? O cenário é positivo para a agricultura e achamos que esse número será maior, mas é muito chute fazer qualquer previsão ? ressaltou.
Durante a apresentação da feira deste ano, os organizadores da Agrishow divulgaram pesquisa feita no ano passado que apontou 85% dos expositores e 97% dos visitantes satisfeitos com o evento. O levantamento mostrou ainda que 71% dos visitantes participavam do processo de compras, o que reforça o caráter de feira de negócios do evento.
? A pesquisa trouxe mudanças na logística de acesso para atender as necessidades dos visitantes e facilitar o trabalho dos expositores ? informou.
A Agrishow é a principal feira do agronegócio do Hemisfério Sul. Além da exposição, o evento terá 800 demonstrações de campo das máquinas, em uma área de cem hectares. A área total da feira é de 360 mil metros quadrados.