Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agroindústrias familiares participam da Biofach 2009

Seis empreendimentos brasileiros estreiam na feia em Nuremberg, na AlemanhaDe 19 a 22 de fevereiro, 10 cooperativas de agroindústria familiar participam de mais uma edição da BioFach, a maior feira de negócios do setor orgânico internacional, na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

A dezena de empreendimentos representa mais de quatro mil famílias beneficiadas, sendo que seis deles fazem sua estréia na feira: Cooperativa Agrícola Resistência de Cametá (Cart); Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (Coopealnor); Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural); Cachaçaria Weber Haus; Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Coopoam); e Central de Cooperativas Apícolas do Semiarido brasileiro (Casa Apis).

Pela sétima vez, o Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro estará presente, em um espaço de 61 metros quadrados, com um investimento de R$ 344 mil, entre apoio para a participação dos empreendimentos familiares que produzem orgânicos e montagem de estande do ministério no evento.

Em 2008, os agricultores familiares apoiados pelo MDA tiveram uma prospecção de negócios que somaram aproximadamente US$ 2 milhões.
 
Sabor brasileiro

Este ano, os visitantes da feira vão conhecer o cacau em amêndoas, caipirinha orgânica, além do óleo de andiroba e a lã de carneiro que serão as novidades levadas pelos agricultores familiares. Os empreendimentos vão levar, ainda, produtos como café, manteiga de cupuaçu, manteiga de murumuru, mel, suco concentrado de laranja, arroz, doces e geléias, polpas de frutas, banana, cebola, chás, doces em calda, doce de leite, açúcar mascavo, melado, polpas de frutas, entre outros.

Uma das estreantes na Biofach 2009 é a Cachaçaria Weber Haus. Há 62 anos, a família agricultora, moradora na cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul, fabrica cachaça, tradição passada de avós para netos. Evandro Luis Weber é um dos integrantes da família e é quem irá à Alemanha repleto de expectativas de bons negócios.

Weber leva na bagagem cachaça branca, envelhecida, aguardente composta de hortelã, gengibre e anis e a caipirinha pronta, que, segundo o agricultor, promete fazer sucesso por ser um produto tipicamente brasileiro e, ainda, por ser orgânico.

Sair da versão mobile