Aprenda a escolher o tipo de arroz ideal para a sua dieta diária

Conheça os diversos tipos de grão e quais suas característicasO arroz, assim como o feijão, é figurinha fácil na culinária brasileira. De tão democrático, o grão frequenta desde as cozinhas mais simples até as mais requintadas. Tanto que uma pesquisa no Google com a expressão "receita com arroz" rende aproximadamente 1,19 milhões de resultados. Para a nutricionista e especialista do consultório Bem-estar, Julia Dubin, no entanto, algumas pessoas têm dúvida na hora de escolher o tipo ideal a sua dieta.

? Há muitas opções, e as pessoas desconhecem os benefícios que esses grãos podem trazer à saúde ? argumenta.

Para a nutricionista, no entanto, a presença tão frequente do arroz na cozinha dos brasileiros se justifica por diversos fatores.

? O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, ele fornece ferro, vitaminas B e proteínas ao organismo, além de ser relativamente barato e versátil na hora da preparação de diversas receitas ? explica.

Julia preparou uma lista com os benefícios que os tipos mais comuns de arroz trazem à saúde dos consumidores. Segundo ela, o alimento pode fazer parte das refeições diárias, sem maiores restrições.

Confira a lista que diferencia cada um dos tipos de arroz:

Arroz selvagem

É pobre em gorduras e rico em proteínas e fibras. É também uma boa fonte de potássio, fósforo e vitaminas. Seus grãos são escuros e seu comprimento é três vezes maior que o do arroz comum.

Arroz integral

Ele mantém a camada externa do grão, por isso é integral. Ele é rico em vitaminas do complexo B e fibras, aumentando a sensação de saciedade e auxiliando no emagrecimento.

Arroz branco

É o mais utilizado pelos brasileiros, sendo rico principalmente em amido (cabriolarmos). Porém por não conter fibras em sua composição, ele aumenta os picos de açúcar no sangue.

Arroz parbolizado

É mais recomendado que o arroz branco, pois mantém as vitaminas do complexo B, porém perde as fibras com a remoção da casca.

Arroz Arbóreo

Geralmente, ele é utilizado no preparo de pratos especiais como risoto. O grão contém bastante amido. No entanto, é uma variação do arroz muito pobre em minerais ou fibras.