O país vizinho é importante fornecedor de trigo ao Brasil e um dos grandes exportadores do cereal.
O governo da Argentina afirmou em relatório que as expectativas de melhores produtividades do trigo, cuja colheita está em andamento, permitiram um aumento na projeção de safra.
De acordo com o informativo, os rendimentos obtidos até agora, considerados muito aceitáveis, e as boas perspectivas de produção em áreas onde ainda não começou a colheita sugerem essa elevação de safra.
Mundo
A safra mundial de trigo tem previsão de 722,18 milhões de toneladas, consumo global de 712,58 milhões de toneladas e estoque final de 194,90 milhões de toneladas, segundo dados divulgados no último levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A safra norte-americana foi mantida em 55,13 milhões de toneladas. As exportações tem previsão de 25,17 milhões de toneladas. Para a Argentina o relatório manteve a produção em 12,00 milhões de toneladas e as exportações em 6,00 milhões de toneladas. Os números para o Brasil permaneceram inalterados: produção de 6,30 milhões de toneladas, importações de 7,00 milhões de toneladas e estoques finais de 1,87 milhão de toneladas.
A China tem estimativa de produção de 126 milhões de toneladas. Já a produção do bloco de países como Rússia, Cazaquistão e Ucrânia tem previsão de produção de 111,6 milhões de toneladas. Para a União Europeia a estimativa de produção na safra 2014/2015 é de 155,4 milhões de toneladas.