Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bancada ruralista emperra titulação de terras de quilombolas, diz deputado

De acordo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, existem 996 processos em análiseA falta de vontade política e a oposição de alguns segmentos da sociedade, como os ruralistas, têm atrapalhado o processo de titulação de comunidades quilombolas, segundo opinião do deputado Luiz Alberto (PT-BA).

? Há uma resistência por parte de um setor forte do ponto de vista econômico, o dos grandes proprietários de terras. A chamada indústria turística também dificulta a vida das comunidades que habitam o litoral brasileiro. Cabe ao Estado cumprir a legislação para superarmos essas adversidades ? afirmou nesta terça, dia 22, em seminário sobre os direitos dos quilombos realizado pela Câmara dos Deputados.

De acordo com o consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, André Augusto Amaral, existem 996 processos para titulação de terras de comunidades quilombolas em análise. Até agora, de 2003 a 2011, foram tituladas 75 terras pelos governos federal e estaduais.

Amaral ressaltou que devem ser considerados quilombolas os descendentes de escravos e grupos formados pós-abolição. Pelo decreto 4.887/03, o Executivo pode desapropriar terras para fazer as titulações e o reconhecimento dos grupos é feito por autodenominação. Os beneficiários recebem os terrenos coletivamente e não podem vendê-los ou dá-los em garantia.

Sair da versão mobile