Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduz estimativa para área de trigo plantada na Argentina

Espaço cultivado deve ser de 4,6 milhões de hectaresA Bolsa de Cereais de Buenos Aires voltou a revisar para baixo sua estimativa para a área cultivada com trigo na Argentina neste ano, que deve ser de 4,6 milhões de hectares, ante os 4,7 milhões de hectares previstos antes.

“Tal como vínhamos antecipando nos relatórios prévios, a área nacional a ser coberta com trigo de todo tipo deve ser 100 mil hectares menor”, diz a bolsa em relatório semanal.

Na comparação com a última safra, o recuo é de 2%, e de 7% se considerada a previsão inicial. “Muitos produtores desistiram de semear trigo devido à dificuldade de comercialização”, disse a bolsa referindo-se às restrições para as exportações do produto e ao preço interno deprimido.

Segundo a bolsa, os agricultores estão usando a área para rotação de cultivo com cevada cervejeira. Essa escolha, continuou o relatório, “tem um duplo propósito: vender a cevada para a indústria cervejeira e contar com a possibilidade de poder colocá-la no mercado de forragens, que se apresenta com bom preço a futuro”.

Até o momento os argentinos cultivaram 93,2% da área projetada para o trigo e as condições climáticas são favoráveis. Ao contrário de anos anteriores, as principais regiões produtoras contam com o nível de umidade adequada para o cultivo.