Bovespa interrompe pregão no fim da tarde desta quarta após queda de 10%

Bolsa aciona mecanismo circuit breaker pela sexta vez neste anoA Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) parou por volta das 17h17min desta quarta, dia 22, ao atingir queda de 10,03%. O mecanismo, chamado de circuit breaker, é acionado toda vez que a queda do mercado ultrapassa queda de 10%. Após o retorno, o pregão se estenderá até as 18h18min.

Esta é a sexta vez que a bolsa aciona o mecanismo neste ano, segundo a GloboNews.

Um dos motivos do cenário pessimista é a admissão do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, de que o Reino Unido não escapará da recessão.

? Depois de ter adotado ações no sistema bancário, agora devemos adotar ações para enfrentar a recessão financeira mundial, que provavelmente provocará uma recessão na Grã-Bretanha ? afirmou.

Quando ocorreu a paralisação, não havia nenhuma ação em alta. Em baixa estavam ações das empresas TIM Part S/A ON (-20,34% ), ALL Almert Lat (-18,21%) e Vivo PN (-18,16%).

De acordo com o Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, ações de bancos também contribuíram para a queda, como ações do Unibanco UNT (-13,09%), Bradespar PN (-11,23%), Itaú Bank PN (-10,78%), Banco do Brasil ON (-9,81%), Itaúsa PN (-9,70%) e Bradesco PN (-9,68%).