Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil assina acordo para facilitar entrada de trigo da Rússia

Produto enfrentava dificuldade de processamento nos portos nacionais. Também foi firmado protocolo que viabilizará exportação de tripas brasileiras 

Fonte: Priscilla Mendes/Mapa/divulkgação

A ministra Kátia Abreu e o ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Tkachev, assinaram nesta sexta-feira, dia 9, uma Instrução Normativa que facilita a importação de trigo russo pelo Brasil, que compra anualmente cerca de 6 milhões de toneladas do produto.

O trigo da Rússia, apesar de estar autorizado a entrar no Brasil, enfrentava dificuldades de acesso ao processamento nos portos, o que inviabilizava a venda. 

– Retirando esse requisito específico previsto nas nossas normas, facilitamos o processo e agora realmente poderá haver comércio de trigo da Rússia para o Brasil – explicou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro (Mapa), Décio Coutinho.

Exportação de tripas

Os dois países também assinaram na data um protocolo que viabilizará a habilitação de ao menos 74 plantas brasileiras exportadoras de tripas.  Desde o ano passado, essas empresas estão impedidas de vender seus subprodutos de carne à Rússia devido a novos requisitos técnicos estabelecidos pelo país. 

Para Coutinho, com o documento assinado agora, o Brasil passa a aceitar as exigências russas, abrindo caminho para restabelecer as exportações das 74 empresas e, eventualmente, aumentar esse número. O secretário acrescentou que o protocolo assinado entre Brasil e Rússia deverá ser ampliado ao Mercosul e à União Euroasiática.

Importação de pescados

A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Tatiana Palermo, afirmou que um relatório preliminar deverá ser apresentado pelo Brasil ainda em novembro, possibilitando, pela primeira vez, a importação de pescados russos.

– Assim que o mercado for aberto, os russos também usarão o protocolo de prelisting, a exemplo do que fazemos com nossa carne exportada – disse Tatiana Palermo.

Segundo ela, o Brasil está vivendo um momento especial em sua relação comercial com a Rússia e a pauta de negociações entre os ministérios da Agricultura está praticamente zerada.

Sair da versão mobile