Juan Manuel Santos veio ao Brasil acompanhado de ministros e empresários colombianos. Um memorando de intenções para produção de aviões de combate foi firmado com o Ministério da Defesa. Para combater o crime nas regiões de fronteira, o país vai contar com a ajuda da Polícia Federal do Brasil. Quanto às Farc, o governo brasileiro deixou claro não deve mudar sua postura.
? O problema das Farc deve ser resolvido em âmbito colombiano. O presidente Santos aprecia a nossa posição. Nós só interviríamos se houvesse por parte do governo colombiano uma solicitação ? afirmou o assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Os dois países assinaram parcerias para exploração de biocombustível, beneficiamento de borracha, cultivo de seringueiras e combate a pragas no cacau.
Esta foi a primeira viagem de Juan Manoel Santos ao Exterior como presidente da Colômbia. Além do encontro com o Lula, a comitiva se reúne com candidatos à Presidência da República. Santos volta para a Colômbia no fim da tarde desta quinta-feira.