? Um encontro de negócios entre os produtores de mel e os empresários de supermercados deve acontecer antes do lançamento da campanha. A iniciativa visa aumentar o volume de comercialização entre esses empreendedores ? explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.
A campanha ressaltará as vantagens do produto para a saúde, potencializando o consumo do mel como alimento e não como remédio.
? Isso vai permitir que os consumidores aprendam a utilizar o mel e a enxergá-lo como alimento completo ? conta o presidente da Câmara Setorial da Apicultura do Piauí, Antônio Leopoldino Dantas.
Dantas destaca ainda que o produto possui mais de 184 substâncias catalogadas benéficas para o funcionamento do metabolismo humano.
? O mel colabora com a qualidade de vida, por isso é fundamental o seu consumo. Com o aumento desse consumo, as possibilidades de comercialização no mercado interno também crescem ? explica.
Congresso
Outro assunto discutido durante a reunião foi a realização do 2º Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura no Piauí, que deve acontecer em agosto de 2011.
? O congresso vai fortalecer a apicultura e a melinopicultura no Estado, através troca de conhecimentos entre os participantes, fomentando a utilização de novas tecnologias na atividade apícola ? relata Holanda.
A expectativa dos organizadores é que o congresso conte com a participação de pelo menos duas mil pessoas.
? Esperamos que esse evento seja grandioso, principalmente pela tradição que o Piauí tem na apicultura ? reitera o gerente do Sebrae.
Entre as vantagens do evento, Antônio Leopoldino Dantas destaca a mobilização de produtores de vários Estados.
? Com o congresso de apicultura vai ser possível uma maior troca de experiência entre os produtores ? pontua.
Ele ressalta ainda que o espaço viabilizará uma maior interação entre as instituições ligadas a cadeia produtiva do mel e seus derivados. O congresso será realizado pelo Sebrae no Piauí e instituições parceiras.