Chuvas no Rio Grande do Sul comprometem qualidade do trigo

PH não atinge patamar necessário para ser classificado como trigo, diz Emater-RS

Fonte: Fernando Voss/Atalanta (SC)

O boletim semanal divulgado na quinta, dia 22, pela Emater-RS confirmou o que produtores já indicavam: as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul comprometeram a qualidade do trigo que está sendo colhido.

De acordo com o relatório, várias são as dificuldades decorrentes do excesso de precipitações registrado durante todo o período de desenvolvimento da cultura, e as lavouras colhidas apresentam baixa produtividade.

– A qualidade do grão deixa muito a desejar, pois o PH (peso hectolitro) não atinge o patamar necessário para ser classificado como trigo. Em muitos casos os agricultores estão entregando triguilho – diz o texto.

A Emater-RS também informou que na semana que passou a colheita de trigo avançou apesar das interrupções em função do mau tempo. O porcentual atinge 20% do total plantado.

No que se refere ao milho, a Emater-RS afirma que o plantio atinge 64% em nível estadual e que, a partir de agora, o ritmo da semeadura deverá ser mais lento, pois os produtores tendem a dar preferência para a soja.

Em muitas áreas, houve atraso na aplicação de nitrogênio em cobertura e possíveis perdas desse nutriente pelo excesso de chuvas. No entanto, nas regiões que plantaram mais no cedo, o aspecto das lavouras é satisfatório, com boa recuperação nas áreas atingidas pelas geadas de setembro.