Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cidades de Goiás formam consórcio para preservar bacia hidrográfica

Projeto busca de soluções sustentáveis para o Ribeirão João LeiteOs prefeitos dos municípios de Anápolis, Campo Limpo, Goianápolis, Goiânia, Nerópolis, Ouro Verde e Terezópolis, todos em Goiás, assinaram nesta semana um protocolo de intenções para implementação do consórcio intermunicipal da área de proteção ambiental (APA) da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite.

O Ribeirão João Leite é um dos principais afluentes do Rio Meia Ponte, um dos componentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Nele está sendo construída a Barragem do Ribeirão João Leite, obra projetada para garantir o abastecimento de água à população da Grande Goiânia, estimada em 1,5 milhão de pessoas.

O consórcio prevê a proteção dos recursos hídricos, o uso compatível do solo com sua preservação, a proteção dos remanescentes do bioma Cerrado, a melhoria da qualidade de vida da população local, por meio de orientação e do disciplinamento das atividades econômicas, a disciplina do turismo ecológico e o fomento da educação ambiental.

Além dos sete municípios integrantes do consórcio, a APA do João Leite contará com recursos, físicos e financeiros, de uma série de vinte instituições, entre elas o Sebrae em Goiás. Emiliano Godói, consultor da instituição, acredita em resultados positivos da ação, como a obtenção de parte da compensação ambiental pela construção da Ferrovia Norte-Sul, o desenvolvimento de ações de uso racional de água, o uso racional de defensivos agrícolas, o levantamento dos destinos turísticos da região, entre outros.

Área de proteção ambiental (APA) é uma unidade de conservação de uso sustentável e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. A APA do João Leite foi criada pelo Decreto Estadual nº 5.704/2002 e delimitada pelo Decreto Estadual nº 5.845/2003.

Sair da versão mobile