Os produtores gaúchos estão finalizando a colheita da safra de trigo 2018. Segundo informou um levantamento realizado pela Emater, os dias ensolarados favorecem os trabalhos de campo e a retirada do cereal atinge 97% da área. De acordo com a empresa, nos Campos de Cima da Serra, última região onde o trigo é semeado no estado, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos e maturação.
No geral, a produtividade varia bastante, com média abaixo do estimado, de 2,2 toneladas por hectare a 3,3 toneladas por hectare e peso hectolitro em torno de 75. “A queda na produtividade ocorreu em razão de fatores tecnológicos, já que algumas cultivares apresentaram rendimentos muito inferiores ao esperado, e fatores climáticos, com a ocorrência de geadas tardias e altos volumes de chuvas na maturação”, disse a Emater em relatório.
Milho
O plantio de milho verão ocupa nesta semana 86% da área projetada no estado. O levantamento mostra que 60% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 15% em início de estádio reprodutivo. “O padrão das lavouras de milho é muito bom, favorecido pelas boas condições climáticas atuais. Pragas e doenças estão sob controle. Chama a atenção a alta densidade populacional de plantas por hectare, em torno de 75 mil, oferecendo oportunidade de alto rendimento, porém com risco de deficiência hídrica e de ter a produtividade altamente afetada.”
Em relação à soja, a lavoura ocupa 68% dos 5,9 milhões de hectares previstos para a cultura na atual temporada.