Começa o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba

Município fica no Estado de Santa CatarinaO mundo rural e o universo do cinema se encontram esta semana no interior de Santa Catarina. A segunda edição do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, evento que mostra o dia-a-dia de agricultores de todo o país, ocorre em Piratuba a partir desta quarta, dia 22.

Estão inscritos 123 concorrentes. São histórias que trazem os cenários e retratam a rotina do homem do campo. Trata-se de um mosaico de realidades do interior trazido de 21 Estados brasileiros.

A história de cidade começou há cem anos por causa da estrada de ferro. A empresa que trabalhava na construção da ferrovia São Paulo ? Rio Grande do Sul montou acampamento na chamada Vila do Rio do Peixe. Piratuba só virou município na década de 1940, e em 1964 uma descoberta começou a mudar a vida do lugar.

? A Petrobras buscava petróleo e encontrou as águas termais ? conta o prefeito Adélio Spanholi.

O município tem cinco mil habitantes e ainda conserva a tranquilidade de uma cidade pequena. Pelo menos 350 mil pessoas passam por aqui todos os anos atrás dos benefícios dos banhos nas águas termais.

O turismo fez crescer a rede de hotéis. Atualmente, Piratuba tem 2,5 mil vagas disponíveis, o suficiente para receber toda a população urbana da cidade.

Segundo consta, 40% dos moradores ainda vivem na zona rural. A maioria trabalha com a produção de leite.