Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comércio de banana por peso será regulamentado no Estado de São Paulo

Para o governo estadual, legislação garante mais transparência à cadeia produtivaO Governo de São Paulo prepara a regulamentação da lei que prevê o comércio de banana in natura a quilo. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, o decreto deve ser publicado ainda neste mês com as normas para o vendedor, para o consumidor e para a fiscalização.

A lei foi criada para estabelecer um padrão para as vendas do produto. A falta de uma padronização, segundo a Secretaria da Agricultura, causava prejuízos econômicos para mais de 4 mil pequenos agricultores da região do Vale do Ribeira, principal produtora da fruta no Estado.

Ainda de acordo com a pasta, os grandes produtores vendem o produto com o peso como referência. Porém os pequenos ficam sujeitos à comercialização por caixas não-padronizadas. Assim, o bananicultor comercializava uma caixa de 22 quilos, mas que poderia comportar até 30 quilos. Ou seja, o intermediário pagava pelo peso menor, mas poderia levar a diferença.

Na avaliação da Secretaria da Agricultura de São Paulo, a lei que padroniza a comercialização de bananas dará maior transparência à cadeia produtiva. Atualmente, supermercados e os chamados sacolões usam o peso como referência.

Produção

Segundo dados da Secretaria, a produção paulista da fruta em 2007 chegou a 52 milhões de caixas de 22 quilos, totalizando R$ 462 milhões. O Vale do Ribeira tem mais de 80% da economia agrícola baseada na bananicultura. A região, junto com o Litoral Sul de São Paulo, representa cerca de 90% da produção estadual.

Sair da versão mobile