Também será ofertado na mesma data prêmio para venda e escoamento de 4,4 mil toneladas de borracha natural estocada nos Estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.
No caso do arroz serão quatro leilões para venda de cerca de 60 mil toneladas de arroz em casca. O cereal, das safras 2008/2009 e 2010/11, foi produzido no Rio Grande do Sul e faz parte dos estoques públicos do governo federal, vinculados à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Em nota, o Ministério da Agricultura informou que o objetivo é assegurar oferta ao mercado no período final da entressafra, momento em que os valores de comercialização superam o Preço de Liberação de Estoques (PLE), estabelecido pelo governo federal de R$ 33,45 por saca de 50kg.
Segundo o ministério, o produto está estocado a granel em armazéns de terceiros credenciados pela empresa no RS. A operação está sendo realizada para atender a política de abastecimento e de preços de mercado mantida pelo governo.