A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o levantamento da safra de grãos 20/21 e o destaque foi para a queda expressiva na produção do milho segunda safra. Apesar da preocupação com o grão, outras culturas ganharam espaço e vem registrando aumento neste ciclo, como é o caso do trigo, que teve uma alta de mais de 15% na área de plantio.
Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, apesar da queda de produtividade do milho, outras culturas como o trigo, obtiveram resultados promissores. “Mesmo com a queda de produtividade do milho com 254 milhões de toneladas do grão, houve aumento de 4% da área plantada. Ainda como aspecto positivo, a safra de trigo obteve boas proporções para a cultura, com um aumento de 15% na área cultivada, e uma safra recorde atingindo 8,6 milhões de toneladas. Assim, ganhamos um grande espaço dentro do mercado interno”, pontua.
- Força-tarefa deflagra 2ª fase contra sonegação bilionária na venda de café
- Daoud: Reforma do imposto de renda pode gerar insatisfação no agronegócio
Além disso, Rosa ressalta que apesar do arroz não atingir performances satisfatórias nos últimos anos, o agricultor que apostou no cereal não se decepcionou. “O arroz cresceu 5% da área cultivada e com preços atrativos. O agricultor respondeu a essa cultura pois viu rentabilidade, o que não vinha acontecendo havia muitos anos, com margens pequenas e muitas vezes negativas. A perspectiva é de recuperação para esse cenário nas próximas safras”, conclui.