A previsão foi apresentada nessa segunda, dia 15, pela diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que mostrou também uma diminuição da produção industrial (-2,2%) e das exportações (-2,9%) já em outubro, na comparação com setembro. O emprego estagnou e o único índice positivo do mês foi o das vendas, que cresceram 3,4% em outubro. Mas a expectativa pior é para os dados do último bimestre deste ano.
Pesquisas preliminares sobre novembro, realizadas pela Fiesc, demonstram quedas atingindo novamente as exportações e, desta vez, também o emprego e as vendas. A diretoria da entidade aponta ainda que indústrias de Santa Catarina estão antecipando férias coletivas ou ampliando o número de dias parados de 20 para 30 neste final de ano. Investimentos do setor previstos para 2009 também estão sendo suspensos.
Balanço do ano deve se igualar ao de 2007
O diretor de relações industriais da Fiesc, Henry Quaresma, lembra que dezembro é tradicionalmente um mês negativo para o setor. Mas mesmo com o agravamento que a crise internacional pode provocar nos números do último mês deste ano, o industrial defende que 2008 ainda fechará com indicadores positivos, podendo até mesmo se igualar aos 8,1% registrados no crescimento das vendas em 2007.
? A economia catarinense é muito diversificada e dinâmica. Há uma compensação entre os setores ? diz.