Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Curso promove nivelamento de multiplicadores das práticas agrícolas sustentáveis

Programa consolida as metas do Brasil negociadas na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP15), em 2009Gestores e técnicos do agronegócio, meio ambiente, pesquisa, extensão rural, desenvolvimento agrário e agentes financeiros de diversos estados participam de treinamento para nivelamento das práticas sustentáveis do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), nesta semana, em Brasília. O curso de dois dias detalha aspectos técnicos sobre o Sistema de Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio e cultivo de flor

Lançado em junho deste ano pelo governo federal, o Programa ABC coloca à disposição de produtores rurais R$ 2 bilhões, a juros de 5,5% ao ano, para investimento nessas técnicas sustentáveis. O programa consolida as metas do Brasil negociadas na Conferência entre Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP15), em 2009, em Copenhague (Dinamarca). O chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Derli Dossa, enfatiza que esta é uma oportunidade para o Brasil desenvolver a agricultura mais verde do mundo.

? A agricultura ambientalmente correta traz benefícios para a sociedade e para a economia, além de aumentar as vendas externas aos mercados que valorizam a sustentabilidade ? ressalta.

O programa ABC está inserido no Plano Setorial da Agricultura, que faz parte do Programa Nacional de Mudanças Climáticas, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. De acordo com o pesquisador Luiz Adriano Maia Cordeiro, do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, o compromisso brasileiro é reduzir entre 36,1% e 38,9% dos gases, evitando a emissão de cerca de um bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera até 2020.

? Os processos de transferência de tecnologia e de difusão da programação do ABC se estenderão nos próximos dez anos ? destaca.

Além da preocupação de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa na agricultura, as práticas sustentáveis geram renda para o produtor.

? Isso significa a melhoria na eficiência e na gestão do negócio no campo ? afirma Mauricio Carvalho de Oliveira, Chefe de Divisão de Agricultura Conservacionista da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.

O primeiro treinamento terminou nessa terça, dia 7 de dezembro. O segundo será realizado na quinta (9) e na sexta (10), na Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação (CECAT), no final da Av. W3 Norte, em Brasília. Informações e inscrições no (61) 3218 2644 e 3218 2978 (Nathália e Soraia) ou pelos e-mails age@agricultura.gov.br, nathalia.mattos@agricultura.gov.br e soraia.moreira@agricultura.gov.br.

As lideranças do setor agropecuário vão se reunir no próximo dia 14, em Goiânia (GO), para tratar da participação de técnicos e agentes na difusão do programa e da sensibilização dos profissionais para o trabalho naquele estado. A primeira reunião nacional ocorreu em agosto deste ano, em Brasília.

Confira ao lado a programação do curso

Sair da versão mobile