Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Delta busca usinas para ser agente comercializador

Companhia tem autorização apenas para exportar o álcool por meio da trading que operaO Grupo Delta Energia busca aquisições ou a construção de destilarias para conseguir, junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o registro de agente para operar no comércio entre usinas e distribuidoras. A companhia, que inaugurou nesta quinta, dia 23, em Ribeirão Preto (SP), o primeiro armazém de etanol independente no país, tem autorização apenas para exportar o álcool por meio da trading que opera.

Pela regulamentação da ANP, o agente comercializador precisa ser sócio majoritário de ao menos duas produtoras de etanol e ainda ter um capital social mínimo de R$ 10 milhões.

? Dentro desse modelo ainda não conseguimos nos adequar e a ideia é construir a destilaria ou mesmo fazer uma aquisição; não estamos interessados em parceiros ? disse Eolo Oliveira Mauro Neto, gerente comercial do Grupo Delta para a área de etanol.

Nascido em 2000 para operar no mercado de energia elétrica, o Grupo Delta Energia iniciou a operação de trading de etanol em 2007 e, no ano passado, movimentou 35 milhões de litros do combustível. Até agora, em 2010, a companhia já exportou cerca de 60 milhões de litros e deve atingir 100 milhões de litros até o final do ano.

O complexo de 13 tanques inaugurado nesta quinta, dia 23, em Ribeirão Preto, terá, até o final deste ano, capacidade de estocar 61 milhões de litros de etanol. Os tanques pertenciam à antiga Usina Santa Lidia, que foi desativada, e foram reformados e readequados. Os investimentos não foram divulgados.

Além de fazer tancagem antes de o etanol ser exportado, o complexo receberá o combustível de usinas que alugarão os tanques da empresa. O primeiro cliente é o Grupo Tereos Internacional, que tem a Açúcar Guarani como ativo, que anunciou recentemente a entrada da Petrobras Biocombustíveis como acionista.

Segundo Mauro Neto, o sistema de tancagem do Grupo Delta deve receber etanol principalmente durante o período final da safra de cana-de-açúcar, como agora, de usinas já chegaram ao limite da capacidade de estocagem.

? Durante a safra poderemos comprar etanol por preços mais baixos para podermos honrar contratos de exportação; com isso, minimizamos os custos de operação no Porto de Santos ? explicou.

Para aproveitar ainda o mercado exportador norte-americano, o Grupo Delta deve inaugurar um escritório em Houston, no Texas, principalmente para operar vendas de etanol para a Europa.

? Como o preço do etanol dos Estados Unidos exportado para a Europa está menor que o brasileiro, a estratégia é operar esse combustível por meio desse escritório ? concluiu o executivo.

Sair da versão mobile