A AIE prevê que o consumo mundial de petróleo vai diminuir para 84,7 milhões por dia em 2009: queda de um milhão de barris, ou 1,1% com relação a 2008. Este é o maior declínio em 27 anos. A projeção anterior apontava consumo de mais de 85 milhões.
O consumo total de petróleo nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial, deve cair para os níveis de 1998: 19 milhões de barris por dia, queda de 2,9% em relação a 2008, quando a demanda caiu mais de 5%. Os dados foram divulgados levando em consideração o agravamento da atual situação financeira mundial. A forte desaceleração e as medidas protecionistas de regiões desenvolvidas, como Estados Unidos e zona do euro, podem adiar a recuperação da economia para depois de 2010.
A agência garante também que a demanda em países em desenvolvimento também deve ser menor este ano. A China, o segundo maior consumidor mundial, está em situação difícil e a previsão de consumo no país asiático foi revisada para baixo em apenas 30 mil barris por dia, ficando em cerca de oito milhões. Mesmo assim, o país deve registrar pequeno crescimento na demanda: 0,7% em 2009, o mais fraco em quase 20 anos.