O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de maio em São Paulo. Os selecionados poderão expor e comercializar seus produtos no estande coletivo do Ministério. Para participar da seleção, o MDA exigirá que a produção seja orgânica, de acordo com critérios da Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e que, preferencialmente, seja composta de produtos da sociobiodiversidade, como frutas nativas, castanhas, erva mate, entre outros.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, os produtos devem apresentar bom nível de apresentação para o mercado, potencial de oferta com regularidade e constância, embalagem e rótulo próprios, registros necessários e informações básicas exigidas por lei. Os empreendimentos devem estar enquadrados nos critérios de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atuar ou ter condições de atuar em mercados regional e/ou nacional e/ou internacional.
O gerente de área de agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, explica que a feira é um evento tradicional do setor e que representa uma oportunidade de mostrar o incremento que está ocorrendo na cadeia de agroecologia do Sebrae.
? Antes a carteira de agronegócios da instituição tinha caráter pedagógico. Hoje, ela se expandiu e conta com investimentos de organizações públicas e privadas ?afirma.
Aberta ao público e com entrada gratuita, a Bio Fair 2010 possibilita a compra direta do produtor e é voltada para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde. Paralelo a Bio Fair, serão realizados a 6ª edição do Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável e o Ciclo Aberto de Palestras. Entre as atrações do fórum está o seminário ‘Brasil ? Itália: Oportunidades de Colaboração Comercial e Produtiva na Agricultura Orgânica’, que contará com participação de dez empresas italianas.
Além programação internacional, a feira deve contar este ano com um espaço voltado às tecnologias empregadas na produção de orgânicos.
? Pela primeira vez, estamos trabalhando para trazer, com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, um pavilhão exclusivo de tecnologia para a produção orgânica. O Ministério do Meio Ambiente promete apresentar um projeto inovador sobre a biodiversidade brasileira, cujo lançamento será na Bio Brazil Fair ? revela a gerente de negócios da Francal Feiras, Lucia Cristina de Buone.