Devotos de Nossa Senhora dos Navegantes fazem festa religiosa no sul do país

Em Porto Alegre, milhares de pessoas acompanharam a procissão oficial que ocorre por terraOs devotos de Nossa Senhora dos Navegantes foram às ruas nesta quarta, dia 2, em uma das maiores festas religiosas do sul do país. Em Porto Alegre, milhares de pessoas acompanharam a procissão oficial que ocorre por terra. Já os pescadores mantêm uma outra tradição centenária.

A cada dia 2 de fevereiro, a imagem da santa é levada pelas ruas de uma ilha do Guaíba, na capital gaúcha. Ela deixa a capela de um antigo estaleiro para receber a benção de um padre em uma outra igreja. A comunidade é formada por pescadores, mas muitos aproveitaram o primeiro dia após a piracema para trabalhar.

? Nos dias 30, 31, já começam a preparar os seus barcos, as suas redes, alimentação, tudo que precisa para saírem para sua atividade que é a pesca ? diz a dona de casa Lídia Lima.

Quem não foi atrás dos peixes acompanhou a procissão para pedir que eles nunca faltem. A tradição se mantém há 136 anos.

? Todo o envolvimento é a preocupação da poluição dos nossos rios, de onde os pescadores tiram o seu sustento. Então eu acho que é importante pedir para Nossa Senhora dos Navegantes proteger e também pedir a conscientização das pessoas, respeitar o nosso rio ? diz o presidente da Cooperativa dos Pescadores, Valdir Coelho.

Pagar promessa é herança de família. Manoela Maciel tem só cinco anos. Até os sete, vai se vestir de anjo, como já fez a mãe e a avó.

? Sou filha de pescador. A gente sempre teve essa religião, essa fé em Nossa Senhora dos Navegantes ? conta a dona de casa Nedi Maciel.

Dezenas de barcos seguem a imagem. Eles demoram duas horas para chegar ao ponto mais próximo da igreja em homenagem à santa, onde termina a procissão terrestre. É o encontro de dois grupos unidos pela mesma fé na protetora das águas.