Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma avalia quatro nomes para substituir Meirelles no Banco Central

Definição poderá sair até o final desta semanaA pedido de Dilma Rousseff, quatro nomes já foram sondados para substituir o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Na prática, a presidente eleita só aguarda a conversa com Meirelles, que deve ocorrer nesta quarta, em Brasília, para decidir quem comandará a política monetária a partir de 2011.

Até agora, o mais cotado para a cadeira de Meirelles está dentro do próprio Banco Central: Alexandre Tombini, diretor de Normas do BC. Mas também foram sondados o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabucco; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa (Santander), e o economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros. Tombini tem bom relacionamento com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que permanecerá no cargo.

O plano de Mantega, com o aval de Dilma, é reduzir a dívida interna líquida para 30% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. A intenção é que os juros reais cheguem a 2% ao ano no fim do mandato. A presidente eleita quer fechar a escalação da equipe econômica até o fim da semana.

Sair da versão mobile