Dilma prevê retomada da economia brasileira no segundo semestre

Ministra da Casa Civil participou de audiência pública na Assembleia Legislativa gaúchaDepois de participar da inauguração do Centro de Design no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), a ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa gaúcha sobre a crise econômica. Ouviu as reivindicações de deputados e representantes de diversos setores da sociedade, e sem seguida se pronunciou sobre as medidas do governo para combater a crise. Na avaliação da ministra, o segundo semestre de 2009 será de retomada da e

? O governo brasileiro tem mantido uma série de investimentos estratégicos para que o país não saia mais fraco, como antes, e sim mais forte do que entrou. (…) Reduzimos o compulsório, estimulamos o crédito, financiamos com os nossos recursos exportações, financiamos a agricultura, alteramos as alíquotas o IR, reduzimos a taxa de juros. Pela primeira vez o Brasil vai poder reduzir os seus juros mantendo a estabilidade.

Dilma defendeu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), afirmando ser uma grande revolução do crédito: 

? O PAC não pode ser visto como um projeto orçamento geral da União. É um grande esforço do Brasil para voltar a financiar empreedimentos de 30 anos com taxas de juros adequadas.

O governo federal fará um balanço das obras em cada Estado.