Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diretor do FMI elogia atuação dos bancos centrais contra crise financeira

Dominique Strauss-Kahn destacou que "as coisas não estão tão mal, apesar de alguns mercados estarem congeladosO diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, elogiou neste domingo, dia 9, a atuação dos bancos centrais da maioria dos países em meio ao panorama "cinza" da economia mundial.

Em entrevista coletiva após o encerramento da reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do Grupo dos Vinte (G20) em São Paulo, Strauss-Kahn destacou que “as coisas não estão tão mal, apesar de alguns mercados estarem congelados e de haver outros problemas, mas os bancos centrais atuaram muito bem”.

? Não vejo que os bancos centrais tenham medo de tomar decisões frente à crise ? acrescentou.

Strauss-Kahn fez referência às medidas adotadas pelas principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Européia (UE), Japão e China, entre outros, para fortalecer certos setores produtivos e garantir o crédito.

No entanto, reconheceu que “ainda há grandes riscos que estão relacionados com a falta de capital nos mercados emergentes”.

Segundo o diretor-gerente do FMI, apesar de a crise ter levado os governos a adotar medidas fiscais e monetárias de emergência, não devem se esquecer de manter as metas de inflação, e sugeriu que o uso de “ferramentas de apoio fiscal” deve ser adotado com “cautela”.

? A preocupação hoje é provavelmente mais sobre crescimento que com inflação. Mas isso não significa que não haja preocupação com a inflação ? sustentou, exemplificando com o caso do Brasil.

Sair da versão mobile