Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economista da FGV afirma que cotação da soja influencia avanço inflacionário

Preço do grão em baixa apresentou nova desaceleração em setembroO avanço do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que passou de uma variação negativa de 0,32%, em agosto, para a taxa positiva de 0,11%, em setembro, reflete, em grande parte, a elevação da cotação internacional do preço da soja, de acordo com o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O preço do grão estava em baixa de 13,32% e, agora, em setembro, apresentou uma desaceleração bem menor, quando variou -0,08%.

Apesar do Índice de Preços por Atacado (IPA) ter apresentado alta de 0,04% ante -0,74% no mês passado , Braz observa que há uma tendência de desaceleração inflacionária. Quanto ao impacto da crise financeira norte-americana sobre o IGP-M, ele afirmou que muitos investidores “estão largando posições e se protegendo em dólares”, o que afeta o mercado de commodities agrícolas.

O economista destacou ainda que a elevação de preços das matérias-primas brutas, no período entre agosto e setembro, foram compensadas, de certa forma , pelo recuo em itens alimentícios in natura, passando de 0,28% para -4,6%.

Os combustíveis também tiveram pequena baixa, com variação de 0,24%, dois pontos percentuais inferiores a agosto. O IGP-M é calculado com base em preços coletados entre os dias 21, do mês anterior, e 20, do mês de referência. O índice é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Sair da versão mobile