De acordo com a Embrapa, entre as novas variedades de milho, a BRS 1040 é um híbrido simples, com ciclo superprecoce e alta produtividade. A BRS 2022 é um híbrido duplo com excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento, assim como a BRS 3025. As três são recomendadas tanto para a safra de verão quanto para a safrinha, exceto no sul do Paraná e nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Já a BRS 3035, híbrido triplo, tem ciclo superprecoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.
A Embrapa apresenta também o BRS 655, híbrido de sorgo forrageiro que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. É indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.
Baculovirus
A Embrapa vai divulgar ainda alternativas de controle biológico de pragas, como a chamada lagarta-do-cartucho. De acordo com a estatal, é uma das principais forma de evitar o uso excessivo de defensivos agrícolas. No caso da lagarta-do-cartucho, que é a principal praga que ataca o milho no Brasil, alguns destes agentes são o Baculovirus e o Bacillus thuringiensis, que serão apresentados durante o Ciência para a Vida 2008.