Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa lança cultivar de trigo de sequeiro

Variedade BRS 404 apresentou boa resistência à brusone e é indica para Goiás, Minas Gerais e Distrito FederalA área potencial para o cultivo de trigo no Cerrado é de quatro milhões de hectares, mas a maior oportunidade de crescimento da cultura no Brasil central está no sistema de cultivo de sequeiro, que não disputa espaço nos pivôs com culturas mais rentáveis. Para atender esta demanda, a Embrapa lançou a cultivar BRS 404.

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) Márcio Só e Silva, o interesse dos produtores do Brasil central pelo trigo tem crescido na última década devido a uma série de fatores, como o vazio sanitário da soja e do feijão, a necessidade de gramínea (no caso o trigo) para quebra do ciclo de doenças de hortaliças, a movimentação da infraestrutura e recursos humanos no inverno, além da geração de renda na entressafra. Contudo, da área potencial de trigo no Cerrado do Centro-Oeste, apenas 5% conta com cultivo de trigo regularmente.

– A Embrapa e outros parceiros da iniciativa pública e privada têm trabalhado na adaptação e geração de tecnologias que viabilizem os melhores resultados do trigo na região. Os altos rendimentos e a qualidade do cereal no sistema de produção irrigado já são atrativos, mas a falta de água tem sido fator limitante, por isso a importância de disponibilizar uma tecnologia competitiva no sistema de sequeiro, que implica custos de produção menores – explica o pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) Júlio Albrecht.

O trigo BRS 404 deverá substituir a cultivar BR 18 – Terena, única opção de sequeiro indicada pela Embrapa desde 1886. A cultivar BRS 404 se destacou entre as testemunhas com relação à brusone durante os experimentos e foi classificada como cultivar de moderada suscetibilidade à brusone, um marco para a pesquisa já que até agora as cultivares de trigo se mostravam altamente vulneráveis à doença.

 A cultivar BRS 404 está indicada para os estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal, em áreas de sequeiro, com altitudes iguais ou superiores a 800 metros. O potencial de rendimento é de 40 sacos por hectare, com classe Pão, grão duro e força de glúten (W) em 320.

Sair da versão mobile