Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estados da região Sudeste dão suporte para recuperação da indústria, diz IBGE

Das 14 regiões pesquisadas, 10 apresentaram crescimento da produçãoA produção industrial brasileira está se recuperando da crise, principalmente pelo desempenho dos Estados da região Sudeste. É o que mostram os dados da pesquisa regional do IBGE referentes ao mês de outubro. O levantamento divulgado nesta sexta, dia 4, revela que das 14 regiões pesquisadas, 10 apresentaram crescimento da produção.

Depois de uma alta de 1,8 % em setembro, a produção industrial registrou expansão de 2,2% em outubro. Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), o resultado se deve ao crescimento em Estados muito prejudicados pela crise, como Espírito Santo (+2,9%) e Minas Gerais (+3%) que apresentaram taxas acima da média nacional. São Paulo, o principal polo industrial brasileiro, teve uma alta expressiva de 2,1%.

Para o Iedi, o resultado da indústria paulista é muito importante porque indica que o setor está em processo de recuperação mais acelerado nos últimos meses do ano.

Também apresentaram números positivos em outubro os Estados de: ceará (+2,3), Santa Catarina (+2,1%), Pará (+1,2), Rio de Janeiro (+0,9%), Rio Grande do Sul (+0,8%) e Bahia (+0,8%). A produção do Amazonas ficou estável em relação a setembro, enquanto Goiás (-10,3%), Pernambuco (0,7%) e os demais Estados da região Nordeste (-0,3%) apresentaram recuo nessa comparação. Mesmo assim, o setor ainda não voltou aos patamares registrados antes da crise financeira internacional. Na comparação com outubro do ano passado, a queda é de 3,2%. Dez regiões pesquisadas registraram perdas.

No acumulado entre janeiro e outubro de 2009 em comparação a igual período de 2008, todos os locais registraram variações negativas. A indústria brasileira acumulou queda de 10,7%.

Sair da versão mobile