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Faturamento do Café do Centro sobe 20% em 2010

Empresa especializada no fornecimento de grãos gourmet e especiais para o segmento de food service, encerrou 2010 com 3,6 mil clientesO faturamento do Café do Centro, uma das maiores torrefadoras de grãos gourmet e especiais do País, apresentou alta de 20% em 2010 em comparação com o ano anterior, alcançando R$ 30 milhões. A torrefadora processa cerca de 80 toneladas por mês de grãos finos, em sua fábrica instalada em Adamantina, no extremo oeste de São Paulo. Entre seus clientes estão Grupo Fasano, Due Coucchi e Kaá.

A empresa, especializada no fornecimento de grãos gourmet e especiais para o segmento de food service, encerrou 2010 com 3,6 mil clientes, dos quais 200 novos. As vendas de café gourmet do Café do Centro cresceram 35% em 2010, resultado acima da média de mercado, estimada entre 15% e 20%.

Apesar dos bons resultados, o diretor da empresa, Rafael Branco Peres, mostra-se preocupado com a alta de preço do produto. Ele diz que tem sido árdua a tarefa de explicar o aumento de preços aos clientes.

? Normalmente, janeiro é um mês tranquilo, mas este ano estamos envolvidos em negociações, por causa do aumento dos preços do café, principalmente grãos finos, que subiram cerca de 70% no ano passado. Estamos na ponta compradora da matéria-prima e nosso temor é uma freada no consumo e redução de margens ? informa.

Branco Peres reconhece, no entanto, as dificuldades pelas quais passam os produtores de café, que vêm amargando prejuízos nos últimos anos.

? O produtor precisa ser bem remunerado, o que não ocorre há muitos anos. Era necessária uma correção nos preços pagos ao cafeicultor ? afirma.

No sul de Minas, principal região produtora de café do país, o valor da saca de 60 quilos saltou cerca de 50% no passado, passando de R$ 272 em janeiro para R$ 408 em dezembro passado.

O diretor afirma que a região Sul do país foi um dos principais mercados para a empresa em 2010 e deve seguir como grande consumidor de gourmet em 2011. Ele comenta que um escritório foi aberto em Porto Alegre (RS), o que representou um grande passo na consolidação da empresa em um dos maiores mercados de cafés finos do país, em termos de potencial de consumo. Além disso, o Café do Centro passou a estar presente em importantes capitais, como Manaus e Recife. Segundo ele, em 2011 o Café do Centro deve investir na região Nordeste e reforçar presença no interior de São Paulo e no Paraná.

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