Além do painel científico, que abordará assuntos como geração de energia e seus impactos ambientais, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, o fórum terá uma atividade voltada para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais de comunicação.
A atividade de formação, coordenada pela professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), utilizará a abordagem dos especialistas em energia e meio ambiente como matéria-prima para discutir o papel da mídia nessa área.
O painel técnico-científico, voltado para estudantes de comunicação, profissionais de imprensa e membros da sociedade civil será organizado em torno do eixo temático Energia e Meio Ambiente – desafios e perspectivas no século 21. Manuel Lemos de Sousa, da UFP, José Goldemberg, da USP, e José Carlos de Miranda Farias, da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE-MME) estão entre os conferencistas.
O seminário pedagógico de comunicação social, voltado para jornalistas e estudantes de comunicação em nível de pós-graduação, discutirá temas como Desafios do jornalismo – visão de mundo, tecnologias e limites da herança positivista, Laboratório epistemológico – a complexidade na prática profissional e Da divulgação da ciência à comunicação social.