Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo adota medida para garantir preço mínimo ao produtor de trigo

Leilões realizados pela Conab reforçam apoio governamental à comercialização da safra 2016/17; momento é de crise

Fonte: Fernando Voss/Atalanta (SC)

Está tramitando na área econômica do governo federal uma medida que permite o lançamento de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento do Produto (Pep). O objetivo é apoiar a comercialização de trigo da safra 2016/2017 e dar incentivo ao mercado do produto.

De acordo com a Secretária de Política Agrícola do Mapa, a medida poderá garantir o preço mínimo ao produtor, que tem sofrido com cotações abaixo do preço mínimo de R$ 644,17/t ou R$ 38,65/saca para o trigo pão tipo 1. Os leilões serão realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Do Pepro, poderão participar produtores rurais e cooperativas. Eles deverão comprovar a venda do produto para receber a subvenção do governo federal. Do Pep participarão agentes econômicos – moinhos, comerciantes, indústrias de beneficiamento e indústrias de ração – que se dispõem a adquirir o produto pelo preço mínimo.

Uma portaria interministerial, assinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os Ministérios da Fazenda e Planejamento, deverá ser publicada no Diário Oficial da União para que a medida entre em vigor.

Sair da versão mobile