O custos de produção mato-grossense é um dos mais elevados do país. São US$ 100 por tonelada de produto, 50% acima do verificado nos Estados próximos aos portos. Mais de 80% do transporte de grãos é feito por rodovias ? que em situações precárias encarecem o frete. A dificuldade enfrentada pelos produtores da região foi tratada em encontro dos ministros da Agricultura e dos Transportes nesta quarta, dia 7.
Segundo Reinhold Stephanes, entre as alternativas estudadas para viabilizar o escoamento da safra está a construção de uma ferrovia que ligaria Mato Grosso ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Mas o governo simpatiza mais com a construção de uma hidrovia ligando os rios Teles Pires e Tapajós, próximos de Belém e Manaus ? projeto que levaria até 10 anos para ser concretizado.
? Ela daria uma economia muito grande em termos de transporte, quase um terço do custo, como também diminuiria a emissão de gases do efeito estufa gerados por outros meios ? disse Stephanes.
Técnicos da Agricultura e dos Transportes vão elaborar projetos que facilitem o escoamento da safra, principalmente do norte e nordeste do Estado de Mato Grosso.
? Temos estudado a viabilidade econômica, mas não um projeto de navegação Teles Pires-Tapajós. Isso precisa ser feito para se tomar decisões ? concluiu Stephanes.