A patrulha mecanizada foi entregue à prefeitura de Sumidouro em solenidade que contou com a presença do governador Sérgio Cabral. Logo depois do evento, tratores, retroescavadeiras e caminhões partiram para o trabalho de recuperação de estradas vicinais na área rural.
O objetivo do programa, segundo a subsecretária de Agricultura e Abastecimento do estado, Stella Romanos, é melhorar a condição das estradas para o escoamento da produção agrícola.
? Em todo o Estado, temos 17 mil quilômetros de estradas vicinais que necessitam de conserto e manutenção. O investimento do governo para este trabalho, que é feito em esquema de rodízio, é de R$ 25 milhões ? explicou Stella.
Ela adiantou ainda que o governo estadual está prestes a assinar um convênio com o Banco Mundial para ampliar a área de atuação do programa, inclusive com a compra de novas máquinas.
Em Sumidouro, Carmo e Cordeiro, 85% da população vivem na área rural. A região produz hortaliças e frutas, sendo o caqui o carro-chefe da produção, feita principalmente por pequenos produtores, como Juarez Mathias.
Demonstrando satisfação com as novas máquinas para melhorar as estradas rurais, ele falou das dificuldades que os agricultores têm para levar a produção até os pontos de comercialização.
? Nós temos muita dificuldade em tirar nossa produção da roça porque as estradas são ruins e o frete fica caro. Agora, com os consertos nas estradas, o frete deve ficar mais barato e a gente pode conseguir um preço melhor para nossa mercadoria ? disse.